3 de junho de 2011

Cenários de RPG


Bom dia Leitores do Blog, tudo bom? 

Estou eu aqui novamente escrevendo um post. Hoje vou falar de algo que me veio a mente ontem enquanto caminhava para o ponto de ônibus.

E o assunto sorteado é...(som de tambores) O assunto é Cenários de RPG. (como se ninguem tivesse lido o titulo do post)

Todos sabem que o nosso grupo de RPG joga no cenário do mundo Jepo, mas não foi sempre assim, por muito tempo jogamos no cenário de Forgotten Realms. A idéia de jogar em um novo cenário começou com o nosso mestrante o Diego, e desde então temos jogado em Jepo.
Qual a vantagem de jogar em um cenário que esta sendo construído pelo grupo? A resposta é lógica, LIBERDADE. Em um cenário em que o grupo esta montando temos uma liberdade de criação imensa e isso faz do RPG ainda mais interessante. Não digo que cenários prontos sejam ruins, claro que não são porem estão prontos e não podemos “viajar” muito. A liberdade que encontramos no cenário de Jepo é incrível, mesmo com o mestrante tomando um certo cuidado para que nós não inventemos coisas muito extraordinárias (ta eu sei que eu sou bem viajona).

Mas continuando a falar sobre os canários...

Desde que comecei a jogar RPG utilizamos o cenário de Forgotten e o do Jepo. Sim eu tenho uma pequena experiência, mas de um cenário já pronto todo montado prefiro o que o grupo esta montando, o cenário vai ficando com a cara do grupo mesmo, podemos melhorar o que gostamos e descartar o que achamos que não seja interessante. O cenário de Forgotten até que não é tão fechado como outros que já ouvi falar, ainda dá pra “viajar” em cima dele, porem não muito.
Em Jepo, mais especificamente em Solaris estamos criando povoados (eu mesmo já criei vários), guerras, intrigas entre raças e até mesmo novas raças e culturas. Dentro do que o sistema D&D nos permite criamos de tudo. Meus personagens na sua maioria sempre tem uma história conturbada e se fosse em outro cenário pronto não teria sido tão interessante criar as suas historias.
O que posso concluir é que eu gosto do cenário de Jepo que estamos criando, mas gostaria de conhecer outros alem de Forgotten que é o único pronto que conheço, aliais que mal conheço porque Forgotten é um cenário gigantesco, se alguém puder me apresentar vai ser muito legal (fica ai a deixa para os leitores).
Bom Chegamos ao fim de outro post, quero agradecer aos comentários do primeiro post que eu fiz, vocês foram super legais e obrigada pelo espaço para que eu posso falar de assuntos aleatórios (dentro de RPG).

Um beijo e um abraço em todos e até o próximo post...

3 comentários:

  1. Moh,
    Procure por estes cenários na Internet:

    Darksun;
    Eberron;
    GrayHawk;
    DragonLance;
    Ravenloft (esse último acho que você vai curtir mais...)

    Todos estes cenários foram criados pela Wizard e são, em sua súmula, Cenários de Campanha para Dungeons and Dragons. Alguns já sairam com as mudanças da 4ª Edição do sistema (como o Darksun e o Eberron). Outros, há muito material disponível ainda na época dos "AD&D".

    Abrçs,

    John

    ResponderExcluir
  2. Ravenloft, Tormenta, Dragonlance, Karameikos, são todos epic best evar! A questão é vocÊ não ler a farinha do mesmo saco e sim buscar cenários diferentes terá uma amplitude de reflexão e um nível de conhecimento mais elevado que muitos por ai.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante Moh!

    São raros os grupos que usam cenários customizados como nós até pq depende de fatores como criatividade e tempo que como um grupo não ocioso fazer alguns milagres (ou sacrificios) para ter um cenário desse porte.
    Já mestrantes com uma vida profissional intensa (não é meu caso) ou preguiçosos (é o meu caso) utilizam esses cenários prontos como um atalho mais eficiente para ter um RPG de qualidade.
    De qualquer forma, usar a criatividade em criação é muito bom e satisfátorio, ainda mais para quem não tem tempo poder viajar um pouco em horas fora do RPG (como ir para o ponto de onibus) e pensar em algo produtivo e que nos proporcione prazer.

    Cenário pronto ou não, ninguém fica sem jogar RPG por isso!

    Abraço,

    Henque.

    ResponderExcluir