21 de janeiro de 2011

Top 10 RPGs para se lembrar

É hora da nostalgia!
Bateu a saudade aqui no pessoal do Mundo Jepo e resolvemos parar tudo que estávamos fazendo pra reunir nossos dez jogos de RPG retro favoritos!
Como é muito difícil organizar por ordem de importância - leia concordância = #VALOR! - resolvemos deixar pela ordem de lançamento. Então, segue a lista:



The Legend of Zelda (NES, 1986)
O início de toda uma série de jogos que até hoje me aquecem o coração. Por mais infantil que possa parecer, por mais colorido e, as vezes, clichê que possa ser, essa série sempre me faz vibrar na frente do controle e pensar "caralho, o Myamoto é foda!". Foi o primeiro jogo a usar um sistema de pilha pra armazenar salvos, o primeiro adventure eletronico (é, não é RPG... mas, bom, tá no tema) e o responsável por muitos calos e controles quebrados. Posso dizer de bom tom, a melhor série que já joguei.
Tela inicial. Eia nostalgia

Gameplay lol. Quem acertar quantas cores tem nessa paleta
ganha um ipod nano 80gb - not

Dragon Quest (NES 1986)
Esse foi, pra muita gente, o precursor no mundo dos RPGs (se você tem menos de 25 anos, talvez não seja...). Dragon Quest foi um dos primeiros RPGs eletrônicos (se não for o primeiro) e foi tema de uma série de mangás e depois animes com o mesmo nome - no japão - e com o nome de Fly, o Pequeno Guerreiro aqui no Brasil - lembra da musiquinha?. A arte de Akira Toryama dá vida para o descendente do lendário herói Ruto lutar contra o temido rei dragão Ryuou, o que dura até a terceira saga da série que atualmente está na décima saga.
Segue umas screens da primeira versão para se deliciar:
Capa *.*
Cena de batalha. Há de concordar que, para 8 bits
é um belo gráfico!


Final Fantasy (NES, 1987)
Bom, não é preciso falar muito né? Praticamente o título mais lembrado quando se fala de RPG eletrônico. Quem já tocou em um controle já ouviu falar de Final Fantasy.
A série foi lançada em 1987 no Japão e até hoje faz sucesso no mundo todo. Eu particularmente não sou muito fã, mas gosto bastante do primeiro que foi relançado pro GBA como Down of Souls, junto com o segundo game da série.
Segue as screens:
Tela de batalha da primeira versão.
Remake pra Game Boy Advanced :D


Phantasy Star (Sega Master System, 1988)
Phantasy Star é um dos primeiros jogos de RPG para Master System que impressionava com novidades como suas Dungeons em visual 3D e uma heroína como personagem principal chamada Alis Landele. Outra novidade é seu ambiente futuristico em que a heroína e seu grupo viajam pela galáxia em sua missão que não é apenas salvar o mundo, Alis é praticamente uma vingadora de sua família.

A Tectoy, empresa conhecida de quem já teve um Master System, foi responsável por trazer o jogo traduzido para português ao Brasil.
Lembra como as capas das fitas do Master System
tinham um layout padrão?

Gandalf ficaria orgulhoso...



Final Fantasy Adventure / Sword of Mana (Game Boy, 1991)
Lançado como um spinoff da série Final Fantasy, tornou o primeiro jogo da série Mana. Tráz um sistema de batalha em tempo real, parecido com o adventure The Legend of Zelda  - supracitado - porém com elementos de RPG. Foi lançado pra Game Boy e seus precedentes para Snes e PS2
Tem um bicho parecido com esse no zelda...

Batalha em tempo real. "bombeia o B!!!"


7th Saga (Super Nintendo, 1993)
É um jogo com caracteristicas unicas pra época, como jogar apenas com uma dupla de personagens, e conseguir se manter no sistema mais classico do rpg. Várias estratégias podem ser montadas a partir daí, o que deixa o jogo muito atrativo e empolgante. Sem falar nos gráficos e efeitos visuais inovadores na época.
Batalha com HUD limpo, mas ainda sim muito
bem trabalhada.

Tela de Abertura. BG preto pra dar suspense :D


Chrono Trigger (Super Nintendo, 1995)
... putajogofoda! - É o que pensamos sobre o jogo - acredito que seja unânime. O jogo dos sonhos, projetado pela equipe dos sonhos! Dream Team, que pode ser conhecida em um dos 13  - "ele disse treze?" - finais do jogo. Sim, o jogo com multifinais, desenhado por Akira Toryama, com uma história desgraçada de fascinante, batalhas muito bem planejadas e que você vai querer jogar e jogar e jogar... Teve uma sequência no Playstation 1 chamada de Chrono Cross e foi relançado no mesmo console com algumas cut-cenes.
Vai pra direita se tu é o fodão...

Faltou o Magus =/


Tales of Phantasia (Super Nintendo, 1995)
Uma explosão de novidades. Tales of Phantasia ficou famoso pelo seu sistema de batalha, conhecido como LMB (Linear Motion Battle) onde você controla o personagem livremente pela tela de batalha, podendo ordenar o grupo, bolar estratégias, executar combos e tudo o mais que sua mente puder imaginar! Inovou também ao usar o FVD (Flexible Voice Driver) ainda no SNES. Essa tecnologia permitiu que as magias fossem completamente faladas, musicas inteiras fossem adicionadas ao jogo, e ainda garantiu a qualidade do audio.
Sem falar que o jogo é bonito de se ver :D
Mais pingentes...

Batalha Linear, show de bola!


Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (Super Nintendo, 1996)
E o encanador bigodudo tem que salvar a princesa denovo... oh wait! A princesa finalmente pode ajudar o Mario a salvar o mundo e... o Bowser também??? Super Mario RPG foi o primeiro (e unico - sic!) jogo de RPG do italiano de macacão. E a Nintendo acertou em cheio nesse jogo bem humorado e inovador nas historias de Mario. Dessa vez até o Bowser se passa por herói, mostrando o lado bonzinho do nosso vilão favorito. Mas o Luigi...bom, esse nem aparece - já viu RPG pra dois players?


Cena de batalha. Bem divertida, e responsável por
quebrar muitos controles...

Capa... o que eles estão olhando afinal?


Pokemon Red/Blue/Yellow (Game Boy, 1996)
Vai até Cerulean, cruza a ponte da pepita, vai pra esquerda encostado no canto de baixo. Quando tiver uma esquina pra baixo, desce e aperta start rapidão. Depois dá teleporte com o abra e...
Ah! Todos que jogaram os primeiros jogos da franquia Pokemón já fizeram isso. O glitch do missingo, do mew, do rarycandy infinito...Foi a primeira versão da franquia que hoje enlouquece a mente das crianças com criaturas que falam o próprio nome e soltam poderes especiais. Mas que todos adoramos!

Poutz! Todo mundo sabe que Charmander apanha pra agua...
Ô o missingno. Voce acabou de multiplicar seu sexto item
sortudão :D. Mas não captura o bicho tá...

Bom essa é a nossa lista. Se tiver alguma dica, algum jogo a adicionar, comentarios e tals... bem... comente :D.

2 comentários:

  1. Muito bom o post... bons tempos aqueles.... hahaha


    Parabéns pelo post velho! =P

    ResponderExcluir
  2. Sensacional. Parabéns, Diego. Eu não esperava um post desse! haha

    Phantasy Star e Chrono Trigger eram os melhores, na minha opinião. Eram diferentes de tudo que saiam, naquela época.

    Parabéns, mais uma vez. Quem sabe eu não faço um post sobre RPGs de mesa que já estão "obsoletos"? :P

    ResponderExcluir