12 de agosto de 2010

Atributos e Talentos D&D, como escolher os melhores?..

Henque aqui.
Todos que jogam D&D devem saber que os atributos e talentos são importantes para fazer seu personagem ser eficiente tanto na hora de utilizar suas perícias quanto na batalha e por isso vou dar umas dicas para escolher e deixar seu personagem "bombado".

Primeiro vamos ver os atributos, se você é voltado ao combate escolha atributos que vão influenciar no seu acerto, dano e defesa que geralmente são Força, Constituição e Destreza, o foco maior desses atributos depende de sua classe, ou seja, se for um 'Melee' o melhor é Força, se for 'Ranged' é melhor Destreza, Se fizer um 'Tanque' é melhor Constituição, mas é importante observar, dependendo da versão do D&D, em quê seus ataques estão baseados. Porém se você joga com um usuário de magia é bom atentar quais atributos que vão fazer suas magias mais eficientes e aí entram os outros atributos de Inteligência, Sabedoria e Carisma.
As perícias do personagem também são baseadas pelos atributos, então se seu personagem não é apenas voltado ao combate deve se analisar quais as perícias que você deseja ter maior eficiência e voltar os atributos a isso.
Um personagem equilibrado tem a vantagem de poder executar quase todas as tarefas porém nunca poderá fazer grandes proezas e nem ter uma ótima performance em um combate.

Quanto a talentos veja qual é o foco do seu personagem,  isso é importante porque alias, um guerreiro com talentos voltados a perícias seria meio estranho não acha? assim como um bardo totalmente voltado para o combate...
O seu foco deve ser entre combate, perícias ou equilibrado dependendo do sua classe e de sua vontade, por isso antes de escolher deve se pensar o que é mais útil do que o quê.
A dica que eu dou é a seguinte, se você vai ser voltado ao combate escolha talentos que lhe dê acerto, dano, vantagem de combate ou algum golpe extra, também pode ser interessante algum talento para aumentar sua defesa, tudo dependendo da sua classe e etc.
Se for voltado as perícias os melhores talentos são aqueles que aumentam esses números, aí tem que ver se quer ser eficiente em varias perícias ou simplesmente focar em algumas poucas perícias deixando elas muito mais eficientes.
Interessante antes de escolher é ver também o quanto vai utilizar esses talentos, não vale a pena pegar um talento que te dará uma vantagem eventualmente, ou seja, o talento tem que lhe dar vantagem constantemente e de preferência ser utilizado em todas as sessões.
Essa parte de escolha de talentos é bom ver em conjunto com a criação do personagem já que alguns tem pré-requisitos como atributo mínimo, outro talento anterior, classe, raça, etc...
Se você joga D&D 4ª edição pode escolher os talentos sem medo pois existe a reciclagem desses talentos a cada nível que passa, assim quando você escolher um talento que não tem a eficiência esperada pode ser trocado por outro, lembrando que a reciclagem pode ser feita uma vez por nível trocando uma perícia de classe treinada, um talento ou poder.

Outras informações sobre Raças e Classes de D&D 4ª edição acesse meu outro post AQUI

Se você seguir esses passos só poderá reclamar de má sorte! hehe
Então BOA SORTE!!!

2 comentários:

  1. Acreditem no que ele diz.

    O maldito bruxo overpower sabe o que fala!

    hehehe

    Ter visão sistemática do personagem é importante para se sobressair em testes de pericia e combate. Porém não deve se esquecer que, antes de tudo, D&D é um Role Play Game, que depende de sua interpretação pessoal. Então nada impede de ser um guerreiro fracassado (com força 12 :P) ou um bardo falso, sem o mínimo dom artístico (já fui um desses, fui transformado em pedra e vendido pra uma estalagem...), tudo depende de como você prefere jogar.

    Mas que é divertido causar aqueles trocentos dados de dano, é sim ^^

    ResponderExcluir
  2. É vedade, meu bruxo nível 10 sem equip faz rajada mística de fogo 1d10+6 de dano e tenho +10 de acerto :) mas os meus equips quase dobra esses numeros :P
    Dá Haduken Ryu! = Dá Rajada Aries!

    ResponderExcluir