29 de julho de 2010

GenCon 2010 e respostas para muitas perguntas

hello, bold adventurers...

Caramba, já fazia meses que eu não postava nada por aqui. A falta de tempo - quando se precisa conciliar trabalho, faculdade e cursos - matam o tempo livre que eu costumo ter para pesquisar notícias na blogsfera RPGística. Por outro lado, nosso blog não ficou abandonado graças ao empenho de duas figuras que publicam, incansavelmente, novidades sobre nosso cenário de campanha e "reviews".

Obrigado por manterem a tocha queimando, pessoal.



Pois bem, para tirar o atraso, vamos tratar de um assunto que nas últimas semanas têm chamado a atenção de mestres e jogadores de D&D 4 Edição: O D&D Essentials.
Primeiramente, esta nova "escola" de Dungeons and Dragons foi introduzida aos apreciadores do ramo como um novo componente básico, para iniciantes. O D&D Essentials seria uma compilação das regras básicas para jogadores novatos entenderem uma mecânica simplificada da edição 4.0.
Até aí, tudo bem. Um novo produto, uma nova linha de mercado e o marketing da Wizards enchendo os bolsos com um novo "jump-start".
Porém, nas últimas semanas, cogitou-se num site relacionado a produtos da série Magic: The Gathering, a junção do conteúdo apresentado no D&D Essentials com os produtos já divulgados pela Wizards da quarta edição de Dungeons and Dragons. Sendo assim, a nova "arte" apresentada seria um resumo, enxuto, do sistema D&D 4E para jogadores de todos os níveis, de iniciantes a veteranos. Este resumo apresentará novas raças e classes opcionais para jogadores e deixará de fora outras - o Warlord e o Bardo, como lembrou a vigilha interminavel do pessoal da Área Cinza - além do mais, os cenários de campanha também precisariam passar por uma reformulação e se enquadrar aos novos moldes.
Esta questão, segundo o site "ManaNation", fez o pessoal da Wizards pensar na possibilidade de tirar do mercado os livros básicos (Core Set) da quarta edição de D&D, uma vez que os produtos apresentados neste novo "resumo" seriam a mais recente opção de jogo levantada pela empresa, assim como ela fez com a retirada das edições 3.5 com a chegada da 4.0.

Ressalto que a GenCon está chegando, e dentre as novidades para este ano, estava a apresentação do D&D Essentials para iniciantes. Com esta nova informação levantada, a Wizards irá encontrar um turbilhão de gente querendo entender o que se passa com os novos produtos da série.
A equipe deste blog duvida muito que os livros básico da 4ª Edição sejam retirados do mercado para abrir espaço a um novo "resumo" do que já tem gente chamando de D&D 4.5; além do mais, os carros chefes de venda de D&D sempre foram os livros básicos, trocar o certo pelo duvidoso (ainda mais depois de lançar, só com jogadores, três livros), ou é um risco ou é uma tremenda jogada de marketing a cima do que esperamos da Wizards.
O D&D Essentials seria importante, sim, para os iniciantes assim como toda série de apresentação do sistema foi com cada versão da mesma. Juntar estes dois produtos é correr o risco de ver jogadores, já acostumado com a quarta edição não mais se interessar pela sequencia que é um resumo enxuto e mastigado do mesmo produto.
Por outro lado, como houve jogadores que não se interessaram pela edição 4.0, haverá aqueles que poderão gostar do sistema apresentado neste resumo.
E embora relutamos, creio que a edição 4.0 de D&D já está com seus dias contados.

Isso sem falarmos do D&D Insider...

A GenCon vem aí e as respostas são necessárias.

2 comentários:

  1. Boa John!

    Daqui a pouco se duvidar mesmo sai a quinta edição!
    Wizards e suas novidades comerciais...
    Vamos continuando a jogar nosso bom e "velho" 4.0 :P

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parece que foi ontem que saiu a quarta, e criamos novos personagens.. hehe

    Abraços!

    ResponderExcluir