27 de novembro de 2009

Um Baú de Novidades!

Hello, bold adventurers...

Depois de um longo e tenebroso inverno (em plena primavera escaldante brasileira), voltamos nossas atividades com o RPG e nosso querido e meio abandonado blog!

Verdade seja dita, a falta de tempo está consumindo os integrantes da Comitiva Escarlate - e nosso Dungeon Master também - o tempo, antes livre e desinibido, agora é administrado como preciosidade entre nós. Trabalhos de muitos, provas de outros, concursos, exames, estudos... Mal sobra aquela tarde de sábado para sentarmos em volta de uma mesa e rolarmos alguns dados...

Porém, mantenho meu compromisso com os leitores de nosso blog, e hoje volto a atualizá-lo para que não pareça uma caverna abandonada.
Primeiramente, começamos com um breve relato rápido sobre nossa volta (aos trancos e barrancos) ao D&D. Jogamos no sábado (14/11/09), uma One-Shot mestrada por mim! Sob o sistema da Quarta Edição, e usando uma realidade paralela à campanha do Diego, eu pude contar apenas com três jogadores do nosso grupo. Sem perder tempo elaborando novas fichas de personagens, eu embaralhei as fichas dos nossos jogadores da campanha oficial e distribui ao acaso para as três "vítimas". Os escolhidos foram: Fumaça de Prata (ladina elladrin) interpretada pelo Diego; Ellowyn (ranger meio-elfa) interpretada pelo Henque e Áries (feiticeiro tiefling) sob o domínio do Jefferson. A one-shot foi rápida, porém divertida. Consegui prender a atenção dos três com uma trama simples e ordinária, mas que rendeu várias risadas.
Já beirando um mês desde que não jogamos uma sessão "oficial" de nossa campanha, conseguimos arranjar uma folga para nos revermos e voltarmos ao comando de nossos verdadeiros personagens por direito. Marcada para este sábado, 28/11, teremos a continuação do segundo Ato de nosso grupo no mundo de Solaris, enquanto eles seguem os labirintos mágicos do Templo de Namu, acompanhados por uma estranha figura amaldiçoada pelos deuses.
O relato da sessão, claro, você verá aqui, escrito por algum integrante mal-intencionado de nosso grupo de bondade ocilante.

Enquanto isso, vamos as novidades no mercado brasileiro de RPG e mundial:
A Jambô Editora recentemente lançou seu "Core Set" nº2 dos Reinos de Ferro. Destinado a introduzir campanhas dentro do cenário de Immoren Ocidental, o Guia permite a criação mais "vívida" de personagens deste mundo fictício. Entre as novidades, estão um maior detalhamento da história de Immoren Ocidental, personagens importantes, cidades que agora apresentam fatores diferenciados e aventuras semi-prontas para inciantes no mundo do metal e ferro fundido.
O detalhe maior, porém, fica para a capa da obra, feita por ninguém menos que Matt Wilson! Renomado artista de ficção e fantasia cujo trabalho é bastante conhecido nos arredores dos "collectible card games" como Magic, The Gathering.
"O Guia do Mundo dos Reinos de Ferro - Vl. 2" é uma obra singular, mas seu uso fica melhor ainda em conjunto com os outros livros da Editora voltados ao cenário de Immoren.
E não pára por ai! A Jambô acaba de anunciar o lançamento de mais um capítulo da série de livros-jogos narrados em segunda pessoa (... em que VOCÊ é o herói!). "A Masmorra da Morte" é um labirinto interminável de horrores e segredos obscuros, que testarão o jogador a cada página. Ian Livingstone está de volta ao Brasil graças à Editora, que está relançado suas obras que conquistaram o imaginário da geração dos anos 80. Os livros-jogos apresentam detalhes e ilustrações modernas e são revisados pela equipe da Jambô Editora.

Teve também bastente alvoroço para os lados da Devir, neste meiotempo. A empresa responsável em lançar os produtos da Wizards of the Coast, retirou de seus fornos fantásticos a versão em português do "Martial Power". Já em circulação em terras tupiniquins, o livro é um suplemento não-necessário para campanhas de D&D 4ª Edição. Com ele, os jogadores são capazes de criarem novos personagens baseando-se em habilidades que não estão contidas no Livro do Jogador. Seu conteúdo curto é recompensado, todavia, pelas belas ilustrações dos grandes artistas que pincelaram as imagens do grandiosíssimo Manual dos Monstros.
E a Devir promete mais! Segundo informações contidas no site da Editora, eles pretendem lançar o "Adventurer's Vault" para o início do ano que vem. Por aqui sob o nome de "Arsenal do Aventureiro", o livro é o segundo da série de livros não-necessários para jogadores, mas que incrementam e fazem as partidas terem mais senso (para aquele jogadores e mestres incapazes de usarem a imaginação...).
Veremos como as coisas andarão para o lado da empresa, já que eles haviam anunciado o lançamento deste segundo item ainda para o final deste ano, mas por problemas na impressão das obras, o livro acabou sendo adiado para o ano que vem.
Que as campanhas de marketing e as rotinas de expediente da Devir mudaram com a chegada da 4ª Edição, isso ninguém pode negar.

Já para a Wizards, novembro foi um mês de erratas e reparos na 4ª Edição. Novidades e novos pontos de vistas sobre os livros já lançados lá fora e aqui também, as erratas podem ser usadas para tornarem as aventuras mais competitivas e num nível mais equilibrado. Novidades importantes para as campanhas, as informações têm agradado os jogadores ao redor do mundo, enquanto os autores se esticam e desdobram-se para manter um realismo flexível e um jogo transparente. A lista de erratas pode ser vista no site da Empresa, que também sofreu uma enxurrada de alterações - para melhor, a maioria.
E não parou por ai! Em 2010, a Wizards escolheu o cenário de "Dark Sun" como pano de fundo para as campanhas e aventuras de D&D4E. Depois de "Eberron" e "Forgotten Realms", o cenário dos desertos escaldantes receberá seu novo Guia de Campanha para a alegria de poucos, já que muitos esperavam a escolha de "Ravenloft" como o próximo a ser introduzido à 4ª Edição.

Chegamos ao fundo deste baú de novidades, enquanto não achamos nada que possa ser util para salvar a princesa e recuperar o cristais, mas que mantém seu papél de informar quem nem sempre acompanha as novidades do mundo do RPG. Novas informações serão postadas por aqui, na medida do possível, então, fiquem de olho!





Grande abraço,

John Viking/Troll

Um comentário:

  1. É... Fim de ano pessoal aproveita pra lançar os suplementos, hehe!

    Apesar de interessantes, a principio me importo só com o kit do mestrante que está pra ser lançado pela devir esse mês.

    ResponderExcluir