29 de julho de 2010

MUD - Multi-User Dungeon

Pra quem nunca ouviu falar é bom saber as origens das coisas, para você que joga seus MMOs deve já ter pensado que um dia existiu um primeiro, mas qual seria?
Não, não estou falando de Ultima Online, estou falando do MUD que é o primeiro jogo online para multi-jogadores de RPG.
Antes de explicar o que é vamos a um dado importante; Existe antes mesmo de 1980, graças sim a popularidade do D&D dá época junto com a novidade da informática. Empresas da época ligadas a seus servidores com conexão coaxial e aquele famoso monitor com letras verdes era tudo o que tinham mas nem por isso deixaram de se divertir nas horas vagas!
"Eu não sabia que já existia QUAKE naquela época!" NÃO!
O que eles faziam simplesmente é um jogo baseado em texto para jogar em grupo um role play a distancia.
Mas a ideia não ficou parada aí, e então em 1980 abriram o primeiro servidor online do MUD chamado de British-Legends que por sinal existe até hoje, conservado em uma universidade do Canadá.

Mas afinal, o que é essa tal de MUD?
Mud é um RPG online gratuito baseado inteiramente em texto, programado por C++.
O interessante disso que, justamente por não possuir gráficos, é como jogar D&D mesmo, usando sua imaginação assim como se estivesse lendo um livro. A experiência que eu tive com o MUD comparada aos jogos gráficos é a velocidade em que você participa das ações, é como se você jogasse toda vida no modo haste dando uma sensação de aproveitamento maior do role play.
Para jogar MUD é simples, pode ser usada a plataforma TELNET do próprio Browser da Internet, porém melhor mesmo é utilizar um client, existem vários destes clients, gratuitos e pagos, no qual promovem uma facilidade de acesso e uso para o MUD com ferramentas que auxiliam o jogador tanto em questão de velocidade quanto praticidade.

Mas a coisa nos últimos tempos mais chama a atenção é que os MUDs agora estão focando jogadores com deficiência visual (DV), o próprio servidor por escolha do jogador deficiente, manda as mensagens de textos simples para que um programa especial, que "lê" pra os DVs o que está passando na tela.
A quantidade de jogadores de deficiência visual vem aumentando gradativamente nos MUDs como um passa-tempo funcional sem limitar a capacidade destas pessoas se divertirem e poderem jogar RPG como todo mundo, e o mais incrível, eu mesmo joguei com DVs e eles jogam com a mesma eficiência de uma pessoa que pode enxergar. (Me senti noob perto deles...)

Tá mas como faço pra jogar isto?
Simples, existe as duas maneiras, por TELNET e por um CLIENT.
Por telnet você apenas acessa este link e ele abrira uma tela de TELNET automaticamente, aí vai alguns servidores Brasileiros:
Outros MUDs pode ser encontrados no site: http://www.mudconnect.com/

Recomendo fortemente que você utilize um Client se deseja jogar de forma continuada, pois o Telnet dificulta muito quanto a questão de praticidade e agilidade do jogo, a seguir o link para download do client zMUD 4.62 (a versão free que eu uso) para Windows.

Tá e como eu jogo isso?!
Ao entrar crie um nome para seu personagem, a parte de criação é auto-explicativa.
No jogo existe comandos básicos para as ações, digite help, este comando vai guia-lo aos comandos do jogo.

Muitos amam ou odeio o MUD, difícil quem não ache nada, mas não o julgue pela simplicidade de ser apenas baseado em texto, geralmente quem odeia são as pessoas que não jogam D&D, apenas as últimas novidades de RPGs eletrônicos ou não sabem nada de inglês.
Se você é deficiente visual e ouviu este post, seja bem vindo ao MUD!
Ah claro, se encontrar um tal de Henque logado, sou eu ^^

4 comentários:

  1. Já joguei mud a um bom tempo atras, pego no pé de quem joga, mas o sistema é bom e interessante...

    Bom post Henque! (y)

    ResponderExcluir
  2. Aeee... Dá-lhe, Henque!

    O MUD também já fez parte da minha vida. Até hoje, costumo me encontrar "jogando" essas telas escuras com letras esverdeadas :P

    Belo post, meu velho!

    ResponderExcluir
  3. como eu entro no Inferno3 com o mushclient

    ResponderExcluir
  4. Caramba não me conformo como não consigo entrar nenhum desses três jogos não sei se é o problema com o meu Chrome ou com u meu celular não sei como vou poder jogar mas eu tenho um sonho de jogar esse jogo sou cego não tem nenhum jogos mais acessíveis para a gente

    ResponderExcluir